Você sabe o que é Legal Engineering?
- Lexicall
- 30 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Legal Engineering é uma nova área de desenvolvimento jurídico focada na aplicação de tecnologia e processos sistemáticos para melhorar os serviços e processos jurídicos. Envolve o uso de várias ferramentas, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e blockchain, para analisar, gerenciar e automatizar tarefas e documentos legais.
As técnicas associadas à Legal Engineering pretendem tornar os serviços jurídicos mais eficientes, econômicos e acessíveis. Pode envolver o desenvolvimento de soluções de software para revisão e análise de documentos, a implementação de automação de fluxo de trabalho para agilizar processos legais e o uso de análise de dados para identificar padrões e tendências em dados jurídicos.
Alguns dos conceitos básicos de Legal Engineering incluem:
Automação: buscamos automatizar processos e atividades que são rotineiras e repetitivas, a fim de aumentar a eficiência e reduzir o tempo e os custos envolvidos.
Padronização: buscamos padronizar documentos e processos jurídicos, a fim de garantir a uniformidade e a consistência em todas as áreas da empresa ou organização.
Gestão de riscos: Identificar e gerenciamos riscos legais, a fim de reduzir a possibilidade de litígios e perdas financeiras.
Tecnologia: Usamos a tecnologia para analisar grandes quantidades de dados legais e extrair informações relevantes para ajudar a tomar decisões mais precisas.
Metodologia: Adotamos as melhores metodologias de gerenciamento de projetos para avaliar e desenvolver a implementação de novos sistemas e processos legais.
Interdisciplinaridade: Trata-se de uma abordagem interdisciplinar que combina conhecimentos de direito, tecnologia, negócios e engenharia para resolver problemas complexos de forma mais eficiente e eficaz.
Modelagem: Auxilia na identificação de gargalos, pontos de melhoria e oportunidades de automação, além de permitir a padronização e uniformidade em toda a organização. A modelagem pode ser realizada com diversas técnicas, como a notação BPMN (Business Process Model and Notation), UML (Unified Modeling Language) e ER (Entidade-Relacionamento), entre outras.
Onde você vê...

A gente enxerga assim...

Comments